No 4º século a.C. os Fenícios terão fundado a cidade de Lisboa num porto natural tão agradável e calmo que lhe chamaram Alis Ubbo, o que mais tarde veio a evoluir para o nome de Lisboa. Todos os povos que por aqui passaram cá chegaram pelo emblemático rio Tejo, a 17 km do Oceano Atlântico. Através de um agradável passeio de veleiro terá a possibilidade de observar as sete lendárias colinas de Lisboa, bem como os seus monumentos principais, tal como foram vistos pelos valentes navegadores portugueses no seu regresso de maravilhosas descobertas.
Um possível passeio de veleiro no tejo poderá começar na doca do espanhol em Alcântara, passará por baixo da Ponte sobre o rio Tejo com uma magnífica vista desta grande obra de engenharia dos anos 60, bem com o Cristo Rei na outra margem.
Ao longo da costa, chegamos a Belém com uma perspetiva única de dois monumentos emblemáticos de Lisboa; a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos num lindo enquadramento da Praça do Império, o Mosteiro dos Jerónimos e finalmente o Palácio de Belém. Voltamos e continuamos o passeio rio acima, desta vez passamos por toda a zona reconstruída no pós-terramoto setecentista, é a Baixa e talvez a mais bela praça de Lisboa; a Praça do Comércio.
Uma magnífica perspetiva sobre as duas mais antigas colinas de Lisboa, o Bairro Alto e Alfama. Seguimos com o Panteão num canto do olho, avistando ao de longe o mar da palha e ainda a mais recente ligação entre Lisboa e o sul do país, a ponte Vasco da Gama.
Se a maré e as horas de navegação o permitirem, para que possa desfrutar de um passeio de veleiro no tejo por completo, poderemos passar de perto pelo recinto onde teve lugar a Expo´98 e de seguida regressar à Doca do Espanhol.